Belém: uma cidade traída


Há duas semanas Belém completou 399 anos. Como tem sido de costume nos aniversários da cidade, empresários e políticos juram seu amor a cidade em anúncios nos jornais e nos outdoors. Entretanto, os indicadores de qualidade de vida em Belém revelam uma cidade traída. A cidade parece aquela esposa maltratada o ano inteiro que recebe flores e juras de amor no aniversário.

Mal tratada há muito tempo, a cidade tem sido campeã de indicadores negativos como falta de saneamento, violência epidêmica e transporte caótico.

Por exemplo, sucessivos governos não conseguem concluir obras de melhoria nas vias de transporte como o BRT e o prolongamento da Avenida João Paulo II. A cidade ocupava em 2012 a 97 posição entre as 100 maiores cidades brasileiras segundo o Instituto Trata Brasil. Pudera, a cidade atendia a 7% da demanda por esgoto. As calçadas são esburacadas e as pichações são onipresentes revelando a inoperância governamental. O índice de homicídios em Belém foi 41 por cem mil habitantes por ano em 2011, 53% maior do que a média nacional.

Considerando que os empresários são os principais financiadores de campanha eleitoral, eles poderiam ter um papel fundamental em demandar melhorias públicas. Recentemente, meu irmão observou o papel positivo dos empresários em uma cidade no Rio Grande do Sul onde a qualidade de vida é elevada. Durante uma excursão em que observou as várias vantagens da cidade, ele perguntou ao guia se não havia problemas. O guia respondeu que um grupo de cerca de 20 empresários é que mandava na cidade. Se o prefeito vacila, os empresários se reúnem e cobram fortemente do prefeito.

Em Belém, parece que depois das homenagens de aniversário, alguns dos empresários e dos políticos voltam aos conluios para predarem os recursos públicos.

Os grandes empresários de Belém não precisariam virar santos para demandar melhorias para a cidade. Eles poderiam usar o egoísmo de forma construtiva. Ao ajudarem a melhorar a qualidade de vida da cidade, o município atrairia mais e melhores investimentos que aumentariam a prosperidade para todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: