A violência aumenta com investimentos em grandes projetos na Amazônia


A Amazônia está recebendo bilhões de investimento em grandes projetos de infraestrutura e extração de minérios. Políticos e empresários dizem que a vida vai melhorar. Será? Por enquanto, ainda não. De fato, há indícios de que, como no passado, os investimentos desacompanhados de infraestrutura de serviços públicos pioram a situação.

Dois exemplos ilustram esta situação. Entre 2000 e 2010, o índice de homicídios em Marabá e Altamira no Pará aumentaram, respectivamente 87 e 527%. Notem que em 2000,  o índice já era extremamente alto em Marabá município que já recebe investimentos volumosos desde a década de 1980. Em 2000, Altamira era relativamente pacata, mas sofreu forte subida em 2010 com as promessas de investimentos em infraestrutura.

No mesmo período, Rio de Janeiro e São Paulo melhoraram muito, apesar de continuarem com índices elevados para padrões civilizados (abaixo de 10 homicídios/100 mil habitantes).

Eu gostaria muito que jornalistas perguntassem aos gestores públicos como a Presidente da República do PAC e o governador sobre como pretendem fazer para que de fato, os investimentos na Amazônia resultem em paz e prosperidade em vez de caos e violência.

 violencia maraba altamira

Fonte dados: http://www.mapadaviolencia.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: