As apostas de quem continua desmatando ilegalmente


Nos últimos anos o desmatamento caiu de cerca de 28 mil km2 para 6.5 mil km2. Isso foi possível por várias medidas de controle e a criação de áreas protegidas, além da queda do preço de mercadorias agrícolas.

Entretanto, impressiona que apesar das medidas de controle o desmatamento ainda não tenha chegado a próximo de zero. Nos últimos meses o desmatamento deu um salto conforme os dois sistemas mensais de monitoramento (SAD do Imazon e Deter do Inpe).

Como será que pensa alguém que continua desmatando? Certamente ele decide baseado em apostas de que vai conseguir obter algum benefício ao final. A seguir as apostas prováveis de quem desmata ilegalmente:

  1. O fiscal não vai chegar.
  2. Se o fiscal chegar, posso corrompê-lo.
  3. Se  o fiscal for incorruptível, serei multado mas não pagarei a multa (pois os processos administrativos e judiciais demoram) e eles serão incapazes de fiscalizar se continuo usando a área desmatada.
  4. Haverá comprador para meu produtos como frigoríficos e/ou grandes comerciantes de grãos. Obs: Segundo representantes do setor, cerca de 30% a 40% do abate de gado é clandestino.
  5. Conseguirei vender meu gado usando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de outro imóvel que está cumprindo a lei. Assim posso me livrar da restrição de alguns frigoríficos de só comprar de quem está registrado no CAR.
  6. Meus deputados vão conseguir aprovar anistia para quem desmatou ilegalmente.
  7. Meus deputados vão aprovar uma lei que permitirá que eu regularize a posse da terra pública que eu ocupei, mesmo eu tendo desmatado ilegalmente.
  8. O Congresso e a Presidente vão reduzir a Unidade de Conservação que estou ocupando. Obs: Eles já fizeram isso outras vezes.

Será que empresas e o poder público vão quebrar as expectativas de quem desmata ilegalmente?

3 Responses to As apostas de quem continua desmatando ilegalmente

  1. jose disse:

    Os Bancos Oficiais continuam financiado quem desmata,mesmo para os punidos e com áreas embargadas pelo IBAMA.

    Completaria ou ajudaria a complementar as razoes.

    • Paulo Barreto disse:

      Isto é realmente grave. Se você tem evidencias de que bancos continuam financiado áreas embargadas, por favor, divulgue ou passe para o Ministério Público Federal.

  2. jose disse:

    Os Bancos Oficiais continuam financiado quem desmata,mesmo para os punidos e com ares embargadas.

    Completaria ou ajudaria a complementar as razoes.

Deixe um comentário

