O que o New York Times vai “dar” sobre a Amazônia?


Hoje eu, outros pesquisadores da Amazônia e ambientalistas conversamos em Belém com o jornalista Thomas Friedman do New York Times. Ele vai escrever uma matéria sobre a região no contexto das discussões sobre mudanças climáticas e projetos para redução das emissões por desmatamento e degradação florestal.

Ele tinha retornado de Santarém onde visitou projetos comunitários de uso sustentável da floresta. Disse que tinha visto coisas legais lá. Porém, ele abriu a conversa de duas horas dizendo; “agora eu quero ouvir as más notícias, o que realmente está acontecendo, o que preocupa vocês?”.

Assim, conversamos sobre as causas do desmatamento, os avanços e barreiras para controlá-lo. Discutimos temas obrigatórios como a situação fundiária, a impunidade de crimes ambientais, pobreza e como desenvolver a região de forma sustentável.

Aos discutirmos o caos fundiário, ele perguntou: como pode na era do Google Maps, o governo ainda não saber quem é dono de um determinado pedaço de terra? Depois de nossas explicações, ficou claro para ele que o problema não é falta de tecnologia, mas falta de governo e barreiras políticas à regularização fundiária.

No final, ele disse que aprendeu algo da conversa. Como bom comunicador, ele resumiu desta forma o que aprendeu: para combinar conservação e desenvolvimento a região precisa de três Ps (protected areas, property rigths e productivity). Explicando, a região precisa garantir a proteção efetiva das áreas protegidas, aumentar a produtividade das áreas já desmatadas para garantir um desenvolvimento decente na região. Para ambos, será necessária a regularização fundiária.

Vamos aguardar para ver o que ele “dará” no New York Times.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: